29/05/2014

Orizânia recebe placa de reconhecimento pelo projeto "apertando o cinto"

A Prefeitura Municipal de Orizânia-MG, através do Projeto Apertando o Cinto, recebeu no último dia 23 de maio de 2014 o reconhecimento da Presidência da República como finalista do Prêmio ODM Brasil 2014.

ODM são Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio firmados por diversos países através das Nações Unidas para melhorar a qualidade de vida da população mundial.

O Projeto Apertando o Cinto, executado no município de Orizânia através da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, trabalha o ODM 5 – Saúde Materna – umas vez que foi iniciado no município há 3 anos e trabalha o emagrecimento e recuperação da saúde e qualidade de vida, através do estímulo à atividade física e a reeducação alimentar, e o público maioritário são mulheres mães chefes de família. O Projeto já está em sua 6ª turma no município e tem duração de 5 meses, atendendo cerca de 100 participantes por turma. Neste período, mais de 500 pessoas já se beneficiaram com os cuidados conseguindo, além do emagrecimento, controle de doenças crônicas e melhora da autoestima.

A Prefeitura teve o seu projeto premiado como finalista do Prêmio ODM Brasil, ficando entre as 65 melhores práticas do país, juntamente com outros projetos importantes de diversas ONGs e Instituições de diferentes regiões do país.

Na cerimônia de recebimento da placa em Brasília-DF, representaram o município a Secretária Municipal de Educação Maria Vicentina Reis Aguiar e a Nutricionista Dra Meire Cordeiro Cardozo, idealizadora e responsável pela execução do projeto.

Parabéns a todos os profissionais das secretarias parceiras pelo empenho e dedicação, e também a todos os participantes que se comprometem com os encontros e fazem deste projeto um grande sucesso.

Vale salientar ainda que o Projeto teve início no município vizinho de São João do Manhuaçu (2011 e 2012), e teve execução também nos municípios de Carangola (2013) e em Tombos (2013 e 2014). Essa conquista é de todos! Parabéns!