Governo Municipal de Orizânia - MG

Voltar

Município

símbolos

Brasão

Lei Municipal nº 029, de 30/10/1997

 

Brasao Municipal

 

O Brasão é um escudo português (ibérico) que lembra a origem da colonização do Brasil. O escuto é cortado por dois traços orizontais e partido por um traço vertical, formando quatro quartéis do chefe até a faixa, e um campo arredondado, no contra chefe.

 

À destra do chefe, em fundo baliu, hastes de arroz (Oryza-sativa), planta da família das gramíneas, em jalde, são as represetações do cultivo primitivo da região, que deu origem ao topônimo identificador do município.

 

À sinistra do chefe, em fundo de argente, o monograma de Cristo I.H.S. (Lesus Hominum Salvator) em goles, é o símbolo da fé e da tradição cristã do povo do município.

 

Na Faixa, à destra, em fundo de goles, uma buzina de caça do tipo boiadeiro, em argente, é a representação da pecuária leiteira, importante atividade econômica do município. À sinistra da faixa, em fundo da sinople, um arado rústico de tração animal em argente, é a representação da agricultura, maior e mais importante fonte geradora da economia do município.

 

No contra chefe, em fundo blau, quatro estrelas de jalde, dispostas horizontalmente, representam as Vilas de "Santo Antônio do Arrozal", "Dornelas", "Indaiá" e "Departamento", tendo abaixo, um duplo mantel de sinople, representando as montanhas, que compõem o relevo da região. O mantel está cortado por uma faixa ondeada de prata, simbolizando o Córrego da Pimenta, principal afluente do Rio Carangola.

 

O Escudo tem como ornamentos externos, em ambos os flancos, hastes de cafeeiro frutificadas, nas suas cores, que são o principal produto agrícola e a base da economia do município.

 

Abaixo do escuto, um listel argente, carregado com a legenda em goles contornada de sable, Orizânia no centro, (topônimo identificador), e nas extremidades os milésimo, 1943 e 1995, das da criação do entrão distrito de Arrozal e de sua autonomia administrativa com sua elevação à categoria de município respectivamente. Tudo, encimado por uma coroa mural, de argente com cinco torres visíveis e quatro ameias, que lhe dá a dignidade da cidade.

 

 

 

Bandeira

Lei Municipal nº 029, de 30/10/1997

 

Bandeira do Município

 

A Bandeira do Município será confeccionada com um campo branco no centro, ladeado por um campo azul junto às tralhas e um campo verde na extremidade oposta, tendo no campo central o Brasão do Município nas suas cores.

 

Significado das Cores:
Ouro (jalde): força, mando, poder.
Prata (argente): pureza, religiosidade.
Verde (sinople): esperança, abundancia.
Azul (blau): lealdade, serenidade
Vermelho (goles): Intrepidez
Preto (sable): Prudência.

 

Medidas oficiais: A altura desejada, dividida por 14 (quatorze) partes ou módulos, e como comprimento, o valor de 01 (um) módulo multiplicado por 20 (vinte). Os campos terão cada um, 1/3 (um terço) da largura ou comprimento total da bandeira.

 

 

 

Administração

MP itinerante em Orizânia - Fotos

MP itinerante em Orizânia - Fotos

Educação

Documentos II Conferência Municipal de Educação

Documentos II Conferência Municipal de Educação

Educação

II Conferência Municipal de Educação

II Conferência Municipal de Educação

Rua Dorcelino Inácio de Souza, nº. 22 – Centro – CEP: 36.828-000 - Orizânia / MG

Atendimento: (32) 3743-7148

 

©2013 Prefeitura Municipal de Orizânia / MG. Todos os direitos reservados.

^ Subir